quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Kosmoceratops (DESATUALIZADO)


O Kosmoceratops foi um dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu há aproximadamente 77 milhões atrás durante o período Cretáceo. Ele foi encontrado em Utah, nos EUA. Ostentava cerca de 15 chifres na cabeça, mais do que qualquer outro ceratopsídeo.

Os paleontólogos descobriam também, um dinossauro chamado Utahceratops, um dinossauro com 5 chifres em seu crânio de dois metros de altura largura. Outro dinossauro que tinha bastante chifres, era o Estiracossauro, com cerca de 6 à 8 chifres, e era um pouco maior que o Kosmoceratops.


O curador do museu de História Natural de Utah, Scott Sampson, afirmou que a maioria dos chifres do Kosmoceratops, provavelmente não eram usados como armas, mas sim como adornos para atrair companheiros do sexo oposto. Já que muitos de seus chifres eram pequenos e suas posições eram inúteis numa luta, então esses animais poderiam usar para exibição.

Espécies ceratopsianas foram encontradas no Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, no sul do estado americano de Utah. Scott Sampsom disse que atualmente, dinossauros com chifres estão entre os fósseis mais cobiçados por paleontólogos. Em 2004, eram conhecidas apenas 15 destas espécies. Hoje, praticamente o número dobrou.

Ao todo, são conhecidos entre 800 e 850 espécies de dinossauro, mas acredita-se que na época Mesozoica este número ficasse na casa dos milhares.



Informações do dinossauro
Nome: Kosmoceratops.
Nome cientifico: Ksmoceratops richardsoni.
Tamanho: 4,5 metros de comprimento e 2,1 metros de altura.
Peso: 2 toneladas.
Local: Utah, EUA.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Herbívora.
Grupo: Ceratopsídeo.
Família: Ceratopsidae.
Fonte: BBC.














Nenhum comentário:

Postar um comentário