domingo, 18 de julho de 2010

Tiranossauro Rex (DESATUALIZADO)


O Tiranossauro Rex, foi um dos maiores dos dinossauros carnívoros que já existiram, medindo de 12 a 14 metros de comprimento, 4 a 5 metros de altura e pesando de 7 à 8 toneladas, dependendo do indivíduo. As fêmeas costumavam ser maiores em 10-30% e mais fortes, pois cabiam a elas a responsabilidade de gerar filhotes mais evoluídos, então, elas dedicavam a vida a nutrir-se de grandes quantidades de cálcio e proteínas, proveniente da carne e ossos das presas, para produzir ovos, além de escolherem os machos dignos para uma ninhada saudável, e os machos, por outro lado, competiam entre si pelo direito de acasalar. Eram predadores normalmente solitários que se encontravam em época de acasalamento, e ficavam juntos periodicamente. O encontro entre um macho e uma fêmea podia durar um tempo, eles procuravam se conhecer, e a tarefa do macho era impressionar sua parceira. Se desse tudo certo, eles copulavam, e ao nascerem os filhotes, eles cuidavam bem deles até que pudessem se virar sozinhos.

Viveu há aproximadamente 68 milhões de anos atrás, no final do Período Cretáceo, em toda a América do Norte, atingindo o topo da cadeia alimentar, caçando herbívoros como o Triceratops, Anquilossauro, Edmontossauro, Hadrossauro, e quem sabe o Alamossauro, e Quetzalcoatlus, fora possíveis disputas com Dromeossauros. 


O Tiranossauro possuía a mordida mais poderosa entre os animais terrestres. Ele tinha um crânio bem rígido de até 1.5m de comprimento, possuindo filamentos ósseos interligados à coluna vertebral, com um maxilar em forma de U (diferente de terópodes normais, cuja maxila superior era em forma de V), para dar uma potência maior, mandíbulas grandes, capazes de abrigar um homem inteiro, que podiam expandir até um ângulo de 63.5º e exercer uma pressão 5.8 toneladas, ostentando cerca de 50 dentes afiados e serrilhados de 30 centímetros até a raiz, estes que eram curvados para trás, permitindo que agarrasse melhor as suas vítimas, de formato proporcionalmente mais grosso que o de outros carnívoros, projetos para esmagar a carne e os ossos com facilidade, e um pequeno espaçamento entre os dentes para que eles se encaixassem perfeitamente ao fechar a boca. Dotado de uma mandíbula tão forte, somado a dentes perfeitos para esmagar como uma prensa, característica incomum entre os terópodes, ele disparado tinha a mordida mais destrutiva, capaz de penetrar até a couraça dos Anquilossauros.


Seu pesado crânio de meia tonelada, era sustentado por um pescoço bem forte, com formato de S, para balançar a cabeça sem dificuldades, e conseguir levantar toneladas de peso. O corpo possuía toda uma composição óssea para sustentar suas 8 toneladas de musculatura, era um animal robusto, muito forte e resistente desde os ossos até os músculos. Contudo, o Tiranossauro não era lento, seu crânio tinha aberturas ósseas para redução de peso, uma grande cauda para contrabalancear, braços leves e pequenos em comparação ao restante do corpo, e musculosas pernas, as quais permitiam atingir incríveis 40 km/h, uma velocidade bem alta para um predador de seu porte, mais rápido que vários terópodes menores, e mais rápido que um ser humano. Seu único problema eram as curvas repentinas, tinha uma boa velocidade e eficiência para perseguições lineares, no entanto, as curvas bruscas podiam vir a lhe prejudicar na corrida.


Era veloz não só na movimentação como também nos seus ataques, ele lidava com presas protegidas e de ataques perigosos, como os Anquilossauros e Triceratops, um descuido poderia ser fatal, por isso, era preparado para esse tipo de batalha. Sua visão lhe auxiliava nesse quesito, e no cálculo de seus ataques, já que seu cérebro era bastante desenvolvido. Ele era voltado especialmente para os sentidos aguçados, no entanto, tinha uma inteligência considerável, comparada a de cães de caça modernos. Em relação aos sentidos, o Tiranossauro possuía visão binocular e estereoscópica, devido a posição em relação ao crânio, e a relação com o cérebro, e com isto, teria uma boa percepção geral, noção de profundidade, etc, que eram úteis tanto no rastreamento como numa luta ou perseguição, somada à sua inteligência, nisso, ele exploraria pontos cegos de presas na qual eram capazes de bater de frente com o mesmo, um olfato que farejava sangue a muitos quilômetros de distância, mais apurado de qualquer animal que tenha existido, perdendo somente para os Pterossauros, e uma audição que distinguia vibrações, que iam do pé ao ouvido interno.

Preparo físico excelente, grande velocidade, sentidos impressionantes, inteligência boa, e uma mordida assustadoramente destruidora, faziam dele o predador terrestre mais poderoso que já existiu, entretanto, ser um Tiranossauro não era um mar de rosas. Raramente atingiam a faixa de 30 anos de idade, muitos morriam ainda na juventude, travando lutas entre si, ou até mesmo lidando com uma caça. Metade dos fósseis encontrados indicam idades de 12 a 14 anos.





As primeiras vértebras do Tiranossauro Rex (duas no total) foram encontradas em 1892 por Edward Drinker Cope, porém não puderam reconhecer o animal então ele foi nomeado de Monospondylus gigas. Em 1900, mais partes foram encontradas, estas por um grande paleontologista chamado Barnum Brown. Osborn não imaginava que Cope já havia desenterrado ossos de T-Rex, só em 1917 ele comparou o fóssil de Brown com as duas vértebras de Cope e percebeu se tratar do mesmo animal. Antes, em 1902, parte de um imenso esqueleto surgiu em Montana, nos EUA. Mais tarde, outro apareceu Wyoming. A partir desses ossos, o paleontólogo americano Henry Fairfield Osborn fez os primeiros desenhos dessa fera. Antigamente o T-Rex era chamado de Dynamosaurus imperiosus, por ser o maior carnívoro encontrado na época. O nome permaneceu até 1905, quando Henry Fairfield Osborn, paleontólogo e curador do museu onde estava o fóssil do dinossauro, resolveu mudar seu nome em função da grande popularidade que o animal adquiriu, daí surgiu o nome Tyrannosaurus rex, que significa "Lagarto Tirano Rei" ou "O Rei dos Répteis Tiranos", por causa do seu grande tamanho e ferocidade, nome que permanece até hoje.



O Tiranossauro perdeu título de maior terópode, quando novas espécies foram descobertas, e acabou caindo para o 4º lugar, onde perdia para o Espinossauro, Giganotossauro e Carcharodontossauro. Mas, em questão de poder ele continuou como o 1º colocado, mesmo algumas mídias já tentando derrubar a sua imagem. Tanto por sua força e ferocidade quanto a fama, ele é considerado o carnívoro mais terrível da pré-história. Ficou famoso graças a filmes, séries, entre outras mídias, Jurassic Park provavelmente foi onde mais se destacou e ganhou fãs, devido ao grande sucesso dos filmes e livros e sua importância neles. Em Jurassic Park 3, ele foi substituído pelo Espinossauro, o novo principal antagonista do filme, em uma luta onde acaba por ter o pescoço quebrado. Uma luta entre os dois nunca aconteceu, por causa da diferença de local e época, mas se tivesse acontecido, o resultado teria sido diferente. Em Dino Crisis 2 também foi rebaixado, no final do jogo um Giganotossauro aparece e o ofusca completamente.

Outra espécie de terópode que gerou muita confusão também foi o Nanotyrannus, devido a sua "semelhança" com o T-Rex. Mesmo catalogado como uma espécie diferente, muitos acreditam que ele tenha sido uma versão juvenil do Tiranossauro, por isto era magra a pequena, e sugeriram que ele apresentava traços de uma espécie em desenvolvimento, e outras pessoas contrariaram, pela diferença no formato do cérebro, especulação por tomografia computadorizada, e os dentes. Foi a mesma coisa com Triceratops e Torossauro, onde Triceratops foi considerado uma versão juvenil de um Torossauro, ou Torossauro a versão adulta do Triceratops.


No início pensava-se que o Tiranossauro tinha um corpo ereto, arrastando a cauda no chão, além de bem gordo e lento. Com o passar do tempo, novos fósseis foram sendo encontrados e pesquisas sendo realizadas, as informações foram se atualizando e uma nova imagem do Tiranossauro estava se formando. Caso o T-Rex fosse como se pensava antigamente, ele teria sido um carniceiro gigante, outra coisa que se foi há tempo discutida, ou no máximo um predador totalmente voltado para emboscada, sua eficiência numa luta teria sido menor, o estômago totalmente exposto, a distância da cabeça, a disfunção da postura, o sobrepeso. Atualmente, segundo as pesquisas mais avançadas e os e o animal mais estudado,  seu corpo era mais horizontal, com a cauda no ar balançando e contrabalanceando a cabeça, corpo bem robusto, ainda pesado, mas não mais lento, efetivo na caça, um dinossauro totalmente diferente, e até hoje conhecido como o rei dos dinossauros.

Em relação a teoria de ter sido necrófago, ela também fora derrubada com o avanço dos estudos. Já foi sugerido que o olfato tenha sido útil para a procura de animais mortos, e as mandíbulas para destroçar as carcaças, fora que os braços eram supostamente inúteis e era lerdo para sequer caçar. Entretanto, dado o exposto, sabemos que o olfato era apurado, mas era tão útil para achar animais vivos quanto os mortos, desde os da própria espécie até suas presas, a mordida devastadora era resultado da evolução, afim de conseguir abater até o mais protegido dos dinossauros, os braços eram mais fortes do que aparentavam, conseguindo levantar 180-300kg cada, não que fossem bons como arma, mas do que ele realmente precisava, eram de suas mandíbulas, e lerdo ele definitivamente não era. O Tiranossauro não dispensaria uma carcaça, ou a oportunidade de roubar uma presa, porém, é inegável sua eficiência como predador, de nada teria adiantaria suas qualidades e sua marca histórica.



Informações do dinossauro

Nome: Tiranossauro.
Nome cientifico: Tyrannosaurus rex.
Tamanho: De 12 a 13 metros de comprimento e 5 metros de altura.
Peso: Cerca de 7 à 8 toneladas.
Local: América do Norte.
Época: Cretáceo (Superior).
Alimentação: Carnívora.
Grupo: Terópode.
Família: Tyrannosaurídae.


43 comentários:

  1. Muito bom a materia o T-Rex também é meu dinossauro preferido junto com o Velociraptor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff,vçs não sabem escolher o dino preferido,o meu favorito é o espinossauro

      Excluir
    2. Vai tomar no seu cu, seu filha da puta fanboy de merda! Respeita o dino favorito dos outros, você não tem direito de falar do dino dos outros, pois o seu não é lá grandes coisas se considerar força!

      Excluir
    3. orras tomo a bunda. boa vinicius so pra constar meu preferido é o megalossauro

      Excluir
    4. Dino Club vai tomar no meio da íris do olho do seu cu,cada um escolhe o dinossauro que quiser para ser o seu preferido,o meu é o Acrocantossauro,também gosto do Utahraptor.

      Excluir
    5. o t-Rex é o melhor junto com o espinossauro o utharaptor e os outros o meus animais preferidos são os Dinossauros eu sei que se eles ainda existicem nós que seríamos extintos mas mesmo assim amo os Dinossauros

      Excluir
  2. Hum...
    ...O meu Dinossauro preferido é o T-Rex!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O meu é carcarodontossauro barionix e anquilossauro

      Excluir
  3. O T.Rex em 6 metros de altura e não 5 de acordo com novas pesquisas cientificas descobriram que ele é 30% maior que "antes" e sua mordida é de 3-6 toneladas sendo que o maior crânio(1.73) pode exercer uma mordida de 8 toneladas! :)

    ResponderExcluir
  4. 6 metros de altura já é exagero. Ele só tinha de 5 a 5,60 no maximo. E seu crânio tinha 1,20, e 1,73, talvez.

    ResponderExcluir
  5. "6 metros e exagero"
    CARA NAUM SOU EU QE DIZ SAUM OS CIENTISTAS.....
    vc tem qe ver as novas pesqisas cara....

    ResponderExcluir
  6. cara t.rex "6 lugar" KKKKKKKK

    qe eu saiba e e o 3 ,mapussauro 10m. giga 12m. titan 12m. espino 15m. carcha 14m. e t.rex 13-14m.

    de acordo com a pesqisa feita em "sue"(a t.rex)o t.rex e 30% maior qe o conheciamos....U_U

    estou falando seria mas vc naum acredita...e uma pena.

    ResponderExcluir
  7. cara 6 metros vai se foder ele TINHA NO MAXIMO 5 metros agore falar que ele tinha 6 isso ja é EXAGERO!!!

    ResponderExcluir
  8. Cala a sua boca 'vihspino' existem FATOS e eu os disse...

    ResponderExcluir
  9. 6 exagero seus cús,seis é o tamanho exato do T-rex,5,5 é na cintura do animal e na cabeça 6.

    ResponderExcluir
  10. concordo com o vihspino o tiranossauro nunca podia ter 6 metros 4,85 a 5,50 metros de altura.Que exagero 6 metros,só se o t-rex fosse o gozilla!!!

    ResponderExcluir
  11. mais 6 metros ss éo tamanho vdd do T-rex...isso é comprovado>>>!!

    ResponderExcluir
  12. beim ru tbm ñ tenho certeza,mais por novos fosseis o T-rex tem aproximadamente acima de 5.50 de altura....Mais o Godzilla foi fodah kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Véi, na boa véi, num vem com essa de que o Tiranossauro é o rei dos dinossauros não, como vc mesmo disse ele é ''rei dos répteis tiranos'', no caso os tiranossaurídeos. E outra, em que planeta o T-rex usaria os braços para se levantar? os braços dele levantariam cerca de 200 quilos cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é o rei dos dinossauros, não é no caso dos braços, e sim de força! E os braços levantariam 300 kg cada um!

      Excluir
  14. o t-rex ja teve seus tempos de rei,então o significado do nome do t-rex não vale mais,agora o espinossauro é o rei,e onome completo do espino deveria ser spinosaurus rex,porque o espinossauro é o rei dos dinossauros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca, seu nub imbecil infantil! A única coisa que o Spino deveria ser chamado de "rei", é rei dos rios! Porque rei dos dinossauros é o T. rex, você é um idiota que tem inveja do T. rex só porque ele dá um pau no seu dino favorito (na verdade nem é o seu dino favorito)! T. rex = rei!

      Excluir
    2. que otimo agora é pau no cu dos espinos vé no youtube left 4 dead 2 pra ver a iteligencia dio é meia trolada kkkkk

      Excluir
    3. Muito pau no cu até pra comer

      Excluir
  15. vinícius vc esta certo t - rex e o maior de todos o espinossauro e fraco alias de ele e maior o t - rex e mais forte aqui esta a prova tyranossauro ; peso 7 10 a 12 toneladas / 12 14 metros de comprimento / força mais de 70 de 300 / rei do repteis esse nome não tem nada a ver e rei dos dinossauros / e o t - rex foi o mais assustador de todos os dinossauros / agora o espinossauro 6 8 a10 toneladas / 13 18 a 70 mais isso não e nada / lagarto espinho / a mandibula mais fraca de todos os dinossauros / alias só uma mordida no pescoço do espinossauro ele ja era que fracote / o dino club estuda os dinossauros vc não sabe nada sobre eles vinícius vamos fazer uma dubla ele torce pro dinossauro com a mandibula mais fraca do mundo / o meu dinossauro preferido é o t - rex mais poderoso de todos os dinossauros carnívoros alias o tyranossauro tb e o mais famoso dino club vc não sabe nada escuta com atenção t - rex e o maior e isso não vai mudar ouviu agora por que não para de ser infantil e vai estudar os dinossauros.

    ResponderExcluir
  16. pessoal se inscrevam pro torneio dino vc pode se inscrever com papel e lapis ou com a pika no papel

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, eu sou um super fã de dinossauros, se você quiser saber algumas coisas a mais visite meu blog: http://minhadinoinformacao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. se quiserem ir no meu também podem ir é http://incriveisdinossauros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. se quiserem ir no meu também podem ir é http://incriveisdinossauros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O merda n tem o hábito dele que merda

    ResponderExcluir
  22. foi dito que o t rex era o mais forte fisicamente e com mordida mais potente e que os unicos que poderiam peitar ele eram somente tiranossauros

    ResponderExcluir
  23. No final essa discussão sobre t-rex é espino foi em vão pois ambos viveram em lugares diferentes e (épocas diferentes)

    ResponderExcluir