domingo, 18 de julho de 2010

Tiranossauro Rex


































































































































































Oi galera. Hoje eu vou falar sobre o meu dinossauro preferido, o T-Rex.





O Tiranossauro Rex, cujo nome significa: ( "Lagarto tirano rei" ou "Rei dos répteis tiranos" ); ( "Tirano rei lagarto" ), tanto faz, qualquer um dos 3 já está certo. O Tiranossauro recebeu o nome que tem por causa de sua ferozidade que possuí.

Foi um grande dinossauro carnívoro e bípede que viveu há aproximadamente 68 milhões de anos atrás no fim do período Cretáceo (Cretáceo Superior).

 O Tiranossauro foi um dos maiores dinossauros que já existiu e sem dúvida, o mais feroz, temido, assustador, furioso, aterrorizante e poderoso. O único terópode que era o mais poderoso depois do T-Rex era o Giganotossauro, porém nunca se encontraram por grandes diferenças de épocas e locais (T-Rex na Ámerica do Norte e alguns na Ásia no final do período Cretáceo e Giganotossauro na América do Sul no começo ou metade do período Cretáceo). O T-Rex é o dinossauro mais famoso do mundo, ele ficou popular depois de participar de vários filmes como o Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros; The Lost Word Jurassic Park ( JP2 ); Jurassic Park 3; Land Of The lost, etc, embora quase tenha perdido sua fama no JP3.

 Medindo de 13 á 14 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesando de 6 à 8 toneladas, o mesmo que dois elefantes africanos juntos, (estimativas novas indicam o T-Rex 30% maior do que se pensavam, com alguns chegando a mais ou menos 15 metros de comprimento e mais de 6 metros de altura, e o peso de equivalente 9 toneladas) o Tiranossauro Rex ao se locomover com suas poderosos patas traseiras, o Tiranossauro balançava o pesado corpo e a longa e grossa cauda para poder correr mais. Com enormes pernas, ele corria com muita velocidade (cerca de 38 km/h) , mas provavelmente não por muito tempo, o que é privilégio dos cães de caça atuais. O T-Rex devia ficar de emboscada nas florestas e alagadiços. Alguns especialistas acreditam que os Tiranossauros caçavam em bandos, cercavam outros dinossauros, como os herbívoros Triceratops ou Edmontossauro, de forma a não escaparem. Os cientistas são da opinião de que comiam carniça ( dinossauros mortos ) e, talvez, algum dinossauro jovem, moribundo ou indefeso, que por acaso estivesse em seu caminho. Porém o Tiranossauro não era carniceiro e isso já foi provado:








1º: O T-Rex tinha várias características para ser um super predador como mandibulas enormes muito fortes e grossas dotadas de dentes grandes, curvos, afiados e serrilhados nas bordas que com isso a mordida do T-Rex causaria um ferimento horrível após morder suas vítimas. Esse mordida exercia um forte pressão de 3 à 4 toneladas (antigamente pensado, atualmente algumas pesquisas indicando 20 toneladas). Enquanto o T-Rex perseguiria suas presas quando as mordesse, ela não escaparia mais e depois seria devorada pelo nosso amiguinho aqui. Mas para detectá-las, o T-Rex tinha um olfato melhor até que dos cachorros modernos, melhor até que de todos os animais (com excessão de Pterossauros), podendo sentir cheiro de sangue a aproximadamente 16 km, o Tiranossauro sentiria o cheiro de suas presas e iria correndo na direção do cheiro. Tinha outra forma de se detectar e era com os péscom os pés. Quando um herbívoro pesado batia o pé no chão com muita força caso eles estejam brigando entre si para conquistar a fêmea caso seja um Triceratops, essas batidas provocariam um tremor que poderia bater no pé do T-Rex, depois penetrava no corpo dele chegando até o ouvido interno e depois ele iria de onde o tremor veio. Caso o T-Rex encontre quem ele procurava, com sua visão ele poderia fazer uma coisa que nenhum outro dinossauro poderia fazer. A visão do T-Rex era Binocunar (poderia saber onde atacar enquanto analisava) e Estereoscópia (podia anilisar e calcular ataques e movimentos), também poderia enxergar a presa em 3D e provavelmente avistá-la a uma distancia de 6km. Outra coisa, o T-Rex tinha um corpo altamente resistente capaz de resistir até um tiro de Bazuca (uns 2 para ele morrer). Se o Tiranossauro fosse um carniceiro de que adiantaria ter tudo isso para ser um predador? Quase nada, ah não ser o faro mas o faro dele não detectaria só carniça e ele não poderia viver só de carniça por ser grande e pesado, precisaria de mais alimento.








2º: O T-Rex pode até ser lento (comparado a alguns terópodes) mas ele não era tão lento quando alguns cientistas idiotas pensam. Se o T-Rex fosse tão lento que não podia nem caçar, ele não procuraria carniça por aí. Ele caçaria mesmo assim, poderia preparar emboscadas também, e com toda a certeza ele não é mais lento do que várias presas. Já vi teorias falando que ele era um carniceiro porque ele era muito lento e por causa de seus braços. O T-Rex não era tão lento assim. Ele apenas era muito grande e pesado para ser muito rápido. Ele era tão poderoso que não precisava ser tão rápido. Ele podia ser meio lento mas não tão lento assim. E os braços não tem nada ver com ele ser carniceiro. Se todos os dinossauros carnívoros com braços pequenos fosse carniceiro, apenas uns 40% por aí seria predador. O Carnotauro e o Majungassauro por exemplo tem braços curtos mas são predadores. Os braços do Majungassauro são menores que os braços do T-Rex e ainda sim ele é predador. Já o braço do Tiranossauro é maior e vocês vem falando que ele é carniceiro. Os braços do T-Rex não eram nada inúteis. Eles falam que os braços do T-Rex eram tão curtos que ele não agarraria sua presa. Mas ele não agarrava com os braços. Esqueceram das mandíbulas e dentes é? Claro que sim né? Até parece que o T-Rex bateu o recorde de braço pequenino. Se tivesse um concurso sobre isso o T-Rex não ganharia. Ele não chegaria nem em 2º lugar. O Carnotauro tinha braços menores. Os braços do T-Rex não eram inúteis. A ventagem em eles ser pequenos é porque com isso ele não precisa suportar peso e pode ser mais rápido que outros predadores como o Espinossauro por exemplo. A outra vantagem é que caso o T-Rex está dormindo ou então cai no chão numa luta difícil, ele usaria aqueles braços para se apoiar no chão, se levantar rapidamente e atacar seu inimigo o mais rápido possível com todas as forças e energia que tem.  T-Rex era musculoso também nos braços (embora não tanto quanto outros). O Espinossauro que é maior do que o T-Rex não tem tanta força quanto ele. Se não acredita veja essa postagem >> http://eradedinossauros.blogspot.com/2010/09/tiranossauro-rex-vs-espinossauro-quem.html << mas só depois de ver essa, ou não.








3º: O T-Rex podia até caçar em bando (ás vezes) mas ele não precisava sempre cercar suas vítimas. Ele podia ter um cérebro bem desenvolvido mas grande parte dele era usada para outras coisas e a parte menor delas fica a inteligência. Mas O T-Rex era inteligente sim. Ele não é um otário. O T-Rex era tão espertinho que, mesmo sendo predador, ele comeria até carniça se ele achasse.








4º: Foram encontrados vários esqueletos de Triceratops e Edmontossauro que estavam cheios de marcas de mordida. Então os especialistas pegaram um dente de T-Rex e viram que se encaixava certinho. Isso prova que o T-Rex havia caçado. No episódio do Luta Jurássica ( Jurassic Fight Club ) no History Channel, mostra que um Edmontossauro está sozinho e é atacado por um bando de raptores. Com o cheiro de sangue as batidas, a luta atraiu o T-Rex até lá. O T-Rex espantou os Dromeossauros e arrancou fora o rabo do Edmontossauro deixando-o pros raptores enquanto o T-Rex leva a maior parte. Mas isso não conta.
É que o T-Rex demorou pra chegar.








5º: O T-Rex é grande demais pra ser um carniceiro. Se ele fosse carniceiro até o Espinossauro seria. Se o T-Rex fosse carniceiro ele não seria o rei dos dinossauros.








E a muitas outras provas de que ele era um predador. Aparentemente não existe nenhum animal vivo hoje que tenha a força do T-Rex. O que poderia ter a força desse monstro? Eu sei não muito ao certo. Talvez uns 10 ou 11 elefantes. Sei que era um animal muito forte. Provavelmente tão forte que nada, nada escaparia dele, se ele decidisse que iria comer (normalmente). Ele não é chamado de rei sem motivo.Muitos dinossauros, mesmo sendo grandes, tinham dificuldades para se defender do Tiranossauro Rex. Não se dispunham de dentes, nem garras para enfrentar uma luta de verdade. Alguns eram protegidos por uma pele tão dura como uma couraça, ossos em volta do pescoço ou longos e afiados chifres na cabeça. Outros eram bem pequenos e leves, assim conseguiam fugir correndo dali. Eram poucos os dinossauros que escapavam da fúria do T-Rex como por exemplo o Seismossauro. Ele era o dinossauro mais poderoso do universo. Precisariam de 4 Tiranossauros para abatelo. Mas isso não impede o T-Rex de ser o rei dos dinossauros. Antigamente o T-Rex era chamado de Dynamosaurus imperiosus, porque nenhum carnívoro era maior do que ele, mas um tempo depois eles descobriram a verdade. E logo depois o T-Rex recebeu um nome bem mais adequado. O nome Dymanosaurus imperiosus permaneceu até 1905, quando Henry Fairfield Osborn, curador do museu onde estava o fóssil do animal. Ele resolveu mudar seu nome em função de grande popularidade que o animal ganhara por anos. O nome então foi escolhido pelo seu tamanho e sua aparente ferocidade. O Nome Tyrannosaurus Rex permanece até hoje. O Tiranossauro Rex foi encontrado em 1900 por um grande paleontologista chamado Barnum Brown. Mas o esqueleto estava incompleto. Mas muito antes disso acontecer, as primeiras vértebras encontradas do animal, era duas no total, encontrado por Edward Drinker Cope em 1892, porém não puderam conhecer o animal então ele foi nomeado de Monospondylus gigas, Osborn não imaginava que Cope já havia desenterrado ossos de T-Rex, só em 1917 ele comparou o fóssil de Brown com as duas vértebras de Cope percebeu se tratar do mesmo animal, sendo hoje, uma das vértebras foi perdida restando apenas uma. Outro espécime de terópode que gera muita confusão é o Nanotyrannus, pois é muito similar ao T-Rex, porém menor, o que levou a catalogarem este terópode como outra espécie, mas hoje a maioria dos pesquisadores acredita que seja filhote ou um jovem T-Rex, o que discordo por eles terem diferenças no formato do cérebro e algumas nos dentes. Há alguns anos antes disso, em 1902, parte de um imenso esqueleto surgiu em Montana, nos EUA. Mais tarde, outro apareceu Wyoming. A partir desses ossos, o paleontólogo americano Henry Fairfield Osborn fez os primeiros desenhos dessa fera. Batizou-a de Tyrannosaurus rex ("rei dos répteis tiranos") porque foi o maior dino carnívoro do planeta. Até agora. Logo depois eles encontraram dinossauros maiores e o T-Rex ficou em 6º lugar (isso até outras pesquisas). É provável que os Tiranossauros vivessem em grupos como tal elefantes. Os Tiranossauros tiveram uma boa vida até ficarem adultos. Vários esqueletos de Tiranossauro encontrados tiveram marcas de mordida. Mas só um outro T-Rex poderia fazer isto. Isso comprova que ocorreram batalhas violentas entre si por causa de comida e por causa de acasalamento. Então o T-Rex filhote e jovem ficariam salvos de serem espancados por outros Tiranossauros. Porém, acho que os idosos também ficariam a salvo por ser velhos demais para ficar brigando.

Antigamente pensava-se que o T-Rex tinha um corpo na posição mais pra vertical do que horizontal, ou seja, ele era bem mais erguido como se fosse um homem em pé. E com essa postura o Tiranossauro caminhava arrastando a cauda no chão. Mas isso já é coisa do passado. Se o T-Rex fosse assim, como ele iria caçar? Correndo arrastando o rabo no chão atrapalharia ele e caso ele já tinha cercado a vítima, com essa postura ele teria mais dificuldades. Seria o mesmo que você correse arrastando um saco de lixo na mão. Mas logo depois eles descobriam a verdade. O T-Rex na verdade tinha um corpo na posição mais pra horizontal. E com isso ele ia andando e correndo com a cauda erguida para cima em posição de corrida dando a ele mais velocidade e facilidade para lutar, mesmo sendo péssimo nas curvas, por causa de sua visão que ficava muito na frente do crânio (Triceratops eram bons nas curvas por causa dos olhos nas laterais, pelo menos contra Tiranossauros) embora com bons benefícios. Mesmo assim, ninguém escapava dele. Quer dizer, quase ninguém é claro. Lembrando que o T-Rex não matava Seismossauro a não ser que fosse um bando de 4 deles. A postagem parece desorganizada mas não está. Na primeira foto você vê o T-Rex sozinho. Na segunda foto você vê o T-Rex com seu filhote. Na terceira foto você vê um T-Rex sozinho novamente. Na quarta foto você vê atacando um Anquilossauro. Na quinta você ve o T-Rex sozinho denovo. Na sexta você ve o T-Rex perto de um homem, mas na sétima você vê o desenho do T-Rex que eu fiz no Paint. Nas outras não preciso falar. O T-Rex é grande né? Fica pra próxima.








Informações do dinossauro







Nome: Tiranossauro Rex.





Nome cientifico: Tyrannosaurus Rex.





Tamanho: De 13 à 14/15 metros de comprimento e 5/6 metros de altura.





Peso: Cerca de 6 à 9 toneladas.





Local: América do Norte e Àsia.





Época: Período Cretáceo (Superior).





Alimentação: Carnívora.





Família: Tyrannosaurídae.

































































































































































































































20 comentários:

  1. Muito bom a materia o T-Rex também é meu dinossauro preferido junto com o Velociraptor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff,vçs não sabem escolher o dino preferido,o meu favorito é o espinossauro

      Excluir
  2. Hum...
    ...O meu Dinossauro preferido é o T-Rex!

    ResponderExcluir
  3. O T.Rex em 6 metros de altura e não 5 de acordo com novas pesquisas cientificas descobriram que ele é 30% maior que "antes" e sua mordida é de 3-6 toneladas sendo que o maior crânio(1.73) pode exercer uma mordida de 8 toneladas! :)

    ResponderExcluir
  4. 6 metros de altura já é exagero. Ele só tinha de 5 a 5,60 no maximo. E seu crânio tinha 1,20, e 1,73, talvez.

    ResponderExcluir
  5. "6 metros e exagero"
    CARA NAUM SOU EU QE DIZ SAUM OS CIENTISTAS.....
    vc tem qe ver as novas pesqisas cara....

    ResponderExcluir
  6. cara t.rex "6 lugar" KKKKKKKK

    qe eu saiba e e o 3 ,mapussauro 10m. giga 12m. titan 12m. espino 15m. carcha 14m. e t.rex 13-14m.

    de acordo com a pesqisa feita em "sue"(a t.rex)o t.rex e 30% maior qe o conheciamos....U_U

    estou falando seria mas vc naum acredita...e uma pena.

    ResponderExcluir
  7. cara 6 metros vai se foder ele TINHA NO MAXIMO 5 metros agore falar que ele tinha 6 isso ja é EXAGERO!!!

    ResponderExcluir
  8. Cala a sua boca 'vihspino' existem FATOS e eu os disse...

    ResponderExcluir
  9. 6 exagero seus cús,seis é o tamanho exato do T-rex,5,5 é na cintura do animal e na cabeça 6.

    ResponderExcluir
  10. concordo com o vihspino o tiranossauro nunca podia ter 6 metros 4,85 a 5,50 metros de altura.Que exagero 6 metros,só se o t-rex fosse o gozilla!!!

    ResponderExcluir
  11. mais 6 metros ss éo tamanho vdd do T-rex...isso é comprovado>>>!!

    ResponderExcluir
  12. beim ru tbm ñ tenho certeza,mais por novos fosseis o T-rex tem aproximadamente acima de 5.50 de altura....Mais o Godzilla foi fodah kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Véi, na boa véi, num vem com essa de que o Tiranossauro é o rei dos dinossauros não, como vc mesmo disse ele é ''rei dos répteis tiranos'', no caso os tiranossaurídeos. E outra, em que planeta o T-rex usaria os braços para se levantar? os braços dele levantariam cerca de 200 quilos cada um.

    ResponderExcluir
  14. o t-rex ja teve seus tempos de rei,então o significado do nome do t-rex não vale mais,agora o espinossauro é o rei,e onome completo do espino deveria ser spinosaurus rex,porque o espinossauro é o rei dos dinossauros

    ResponderExcluir