segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Braquiossauro


O Braquiossauro, foi um dos maiores dinossauros que já existiram, e também um dos mais famosos. É mais conhecido por sua épica aparição em Jurassic Park, quando ele surpreende a todos vagando e se alimentando das folhagens das árvores, onde se ergueu sobre duas patas para alcançar as partes mais altas. Embora tenha sido uma cena memorável, uma das melhores, ela é um tanto quanto fantasiosa, não por ter um Braquiossauro vivendo quando deveria estar extinto, mas sim em relação a parte onde ele ergue o próprio corpo. Tinha pernas bastante musculosas para suportar suas 50 toneladas de peso, só que não para levantar-se sobre duas putas, era pesado demais para tal façanha, além de que não seria necessário, pois era suficientemente alto para alcançar os picos de muitas árvores. Caso a proporção das pernas dianteiras e traseiras fossem trocadas, talvez conseguiria.



Seu nome significa "Lagarto braço", proveniente de sua peculiaridade, pois ao contrário de muitos outros saurópodes, aliás, qualquer animal quadrúpede, suas pernas dianteiras eram maiores que as traseiras, projetando sua coluna para cima, em vez de para baixo, e o pescoço voltado para cima. Também é exclusividade sua e de outras espécies de sua família, o pescoço bem erguido. Os saurópodes de um modo geral são vistos como dinossauros de pescoço longo que tinha uma postura como a da girafa e sempre alcançava as maiores árvores, entretanto, a maioria deles, como pode observar em diversas imagens e representações, mantinha o pescoço na horizontal, ou ligeiramente na vertical, sem erguer muito. Provavelmente por questões de respiração e circulação de sangue, eles a maior parte do tempo ficavam com os pescoços baixos, e desse jeito facilitaria seu metabolismo, e ficar forçando o pescoço para o alto os desgastariam. Os brachiosauridae's tinham diferenças na fisiologia que os permitiam constantemente erguer os pescoços, por isso, eram os tipos mais altos de saurópodes, mas não os mais compridos, já que suas caudas eram relativamente curtas.



Viveu há aproximadamente 144 milhões de anos atrás no período Jurássico, e media cerca de 23 metros de comprimento, o mesmo que uma quadra de tênis, e 15 metros de altura, o equivalente a um prédio de 6 andares. Só o seu pescoço tinha 8 metros, e o restante do corpo, 6 a 7 metros nos ombros, realmente um animal bem grande. Ele tinha um coração grande e forte que bombeava o sangue até o seu cérebro. Tinha mandíbulas fortes com dentes em formato de colher para arrancar todos os brotos da árvore e triturar seus alimentos, ingerindo cerca de 1500 kg de folhas e brotos por dia. Suas patas terminavam em dedos curtos e grossos, com garras largas e dobráveis à flexão dos músculos do pé, úteis para escavar o chão, afim de construir ninhos. Sob os ossos dos pés haviam uma espécie de enchimento que amortecia o impacto de seu imenso peso sobre as patas, coisas que elefantes também tem.



Alguns cientistas acreditavam que o Braquiossauro tivesse vários corações para bombear o volumoso corpo. Os fortes musculos do Braquiossauro, ao longo da coluna vertebral, serviam para manter a cabeça bem erguida. Devido ao seu peso, houve um tempo em que os cientistas pensavam que os Braquiossauros vivessem em rios e lagos, onde a água sustentaria seu peso. Eles achavam que suas patas afundariam no chão se ele andasse em terra firme. Como suas narinas ficavam no alto do crânio, ele poderia manter a cabeça à tona para respirar. Na água, este dino ficaria a salvo de ataques de carnívoros ferozes. Hoje em dia, porém, julga-se que o Braquiossauro vivia somente em terra, pois a pressão da água esmagaria suas costelas, comprimindo seus pulmões.



Informações do dinossauro

Nome: Braquiossauro.
Nome cientifico: Brachiosaurus Brancai, Brachiosaurus Altithorax.
Tamanho: 23 metros de comprimento e 15 metros de altura.
Peso: 50 toneladas.
Local: América do Norte e África.
Época: Período Jurássico.
Alimentação: Herbívora.
Grupo: Saurópode.
Família: Brachiosauridae.



3 comentários:

  1. och se o bramquiosauro e desse tamanho so imagina como nao é o do argemtinosauro o argemtinosauro foi emcomtrado na argemtina e tem o dobro do tamanho dele mais o meu preferido e o braquiosauro

    ResponderExcluir
  2. Revise as primeiras palavras vc escreveu uma coisa engraçada lá kkkkkkkk

    ResponderExcluir