quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Albertossauro
















Albertossauro, cujo nome significa "Lagarto de Alberta". Ele recebeu esse nome porque foi encontrado lá há anos atrás por paleontólogos. Ele viveu aproximadamente de 76 a 74 de anos atrás durante o período Cretáceo, sendo um grande predador.
Embora fosse grande, o Albertossauro atingia uma velocidade de 48 à 57km/h ou até mais do que isso. Na família Tyrannosauridae, num grupo de Tiranossauros o Albertossauro estava entre os mais rápidos e o T-Rex entre os mais fortes. Se o T-Rex fosse uma camionete, o Albertossauro seria mais um carro esportivo. Era mais rápido e elegante. Ah e eu já ia me esquecendo. O Albertossauro era um primo distante do Tiranossauro Rex que viveu muito tempo antes dele. A família Tyrannosauridae era composta pelas seguintes espécies:
Tiranossauro Rex;
Albertossauro;
Tarbossauro;
Daspletossauro;
Gorgossauro;
Alioramo;
Nanotirano etc. Os Albertossauros caçavam em bandos e costumavam devorar os Paquirinossauros que eram dinossauros Ceratópsídeos. Num episódio do documentário Luta Jurássica ( Jurassic Fight Club ) do History Channel, mostra Albertossauros atacando Paquirinossauros, o episódio é legal. Muita gente pensa que os Tiranossauros e Albertossauros são iguais e por isso, vivem se confundindo. É facíl diferencialos, veja só:
O Albertossauro tem o pescoço em forma de S, tem o crânio mais cumprido e estreito, tem os ossos mais finos e leves, tem os olhos mais nas laterais de sua cabeça etc.
Já o Tiranossauro tem o crânio mais curto e maior, tem ossos mais fortes e grossos, tem também os olhos a frente de sua cabeça etc.
Viu?
É mais fácil ainda diferencialos pelo esqueleto. Para saber mais entre http://eradedinossauros.blogspot.com/2010/10/diferenca-entre-t-rex-e-albertossauro.html.
Informações do dinossauro
Nome: Albertossauro.
Nome científico: Albertosaurus libratus, Albertosaurus sarcophagus e Albertosaurus megagracilis.
Tamanho: 9 metros de comprimento e 3,70 de altura.
Peso: 3 toneladas.
Local: América do norte.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Carnívora.
Família: Tyrannosauridae.

Um comentário:

  1. " Algum tempo atrás " ? Albertossauro foi descoberto em 1.884 faz mais de um século

    ResponderExcluir