terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carnotauro







Carnotauro, cujo nome significa "Touro carnívoro", batizado com esse nome por conta de seus chifres, que se formavam nas elevações de seu crânio, levemente se assemelhando a um bovino, foi um dinossauro carnívoro e bípede, de médio porte, com 8 metros de comprimento e 3 metros de altura, e viveu há cerca de 113 milhões de anos atrás, no período Cretáceo.



Ele apresentava estruturas ósseas que eram muito incomuns para um dinossauro normal. O corpo era coberto por caroços duros, os braços eram muito franzinos, com até quatro dedos fundidos e desprovidos de garra, o pescoço era anormalmente longo, o crânio era relativamente pequeno, curto e alto, com mandíbulas em forma de caixa, e seus olhos eram voltados para frente, e bem desenvolvidos, por sinal.

Por ter um corpo esbelto e leve, e uma cauda de contrapeso, o Carnotauro alcançava altas velocidades sem problemas, ultrapassando a faixa de 55 km/h, o que era ótimo para seu tamanho, em vista de que os velozes raptores corriam em média 60 km/h. Sendo bem rápido e com uma visão ampla binocular, e noção de profundidade, ele seria bem preciso em suas investidas, tanto em capturar suas presas em plena perseguição, quanto em combate, nem o mais rápido dos herbívoros escaparia de seus ataques. Sua mordida era relativamente fraca, no entanto, com no mínimo 300 kg de pressão, e compensando isso com velocidade de corrida e de mordida, o Carnotauro tinha maestria em caçadas rápidas, alvejando herbívoros rápidos e desprotegidos. Mas não dispensaria saurópodes de porte médio, um grupo pequeno poderia ser o suficiente para abater um.



Informações do dinossauro

Nome: Carnotauro.
Nome científico: Carnotaurus sastrei.
Tamanho: 8 metros de comprimento e 3 metros de altura.
Peso: 1 tonelada.
Local: América do Sul.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Carnívora.
Grupo: Terópode.
Família: Abelisauridae.






Fonte: Blog do Rárisson http://sodinossauros.blogspot.com/

8 comentários:

  1. post legal, vc já leu o livro O mundo perdido, do Michael Crichton, no livro o Carnotaurus tem a habilidade de se camuflar como um camaleão.
    Pena q não botaram ele em nenhum jurassic park

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ele foi modificado geneticamente com DNA anfíbio, seria interessante essa capacidade na vida real.

      Excluir
  2. Nunca li esse livro. Os únicos livros que li que tinha o Carnotauro é um lá que esqueci o nome. E no JP eu vi uma imagem de um Carnotauro mas era só um desenho.

    ResponderExcluir
  3. Eu li uma vez que o predador em dinossauro seria o T-Rex mas colocaram o Carnotauro como predador porque ele era pouco conhecido e eu achei legal isso pois gosto dele

    ResponderExcluir
  4. Amo o Carnotauro, Espinossauro, V-rex, Indominus rex, Alossauro, Velocirapitor e o Megaraptor!
    Antes de fazerem qualquer pergunta eu sou especialista em dinossauros!
    Os marinhos eu gosto do Liopleurodon, Megalodonte, Mossasauro e alguns outros que esqueci o nome!
    Amo dinossauros!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. tem pegadas dele em Paraíba no Brasil

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, normalmente não me pronuncio, mas trechos como "Mas isso não impede o Carnotauro de ser um predador também hahahahahahaha" me fazem questionar no minimo o nível de especulação do autor.

    ResponderExcluir