terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carnotauro







Carnotauro, cujo nome significa "Touro carnívoro", batizado com esse nome por conta de seus chifres, que se formavam nas elevações de seu crânio, levemente se assemelhando a um bovino, foi um dinossauro carnívoro e bípede, de médio porte, com 8 metros de comprimento e 3 metros de altura, e viveu há cerca de 113 milhões de anos atrás, no período Cretáceo. 

Tanto seus chifres quanto seus braços tem suas funções discutidas até hoje. Dentre tantas hipóteses, é felizmente dito que elas não se anulam, descomplicando a compreensão acerca de suas funcionalidades. Os chifres podem ser imaginados como uma característica chamativa (vale ressaltar que qualquer característica exótica de um animal é levado como possibilidade de atração ou até intimidação), ou como um meio ofensivo/defensivo secundário. Os braços, por sua vez, seriam inúteis num combate direto, pois eram tão proporcionalmente diminutos, que não alcançaria as presas antes de suas mandíbulas, mas, seria um par de pesos a menos a se pontuar na valorização da velocidade/agilidade. De qualquer forma, uma hipótese recente foi levantada a respeito de seus braços, que seria o cunho do ritual de acasalamento. Engraçado imaginar, todavia, os braços eram bem articulados, segundo as análises dos fósseis, então a teoria mais aceita é de que os possíveis movimentos de seus membros anteriores seriam para impressionar o sexo oposto.



Ele apresentava estruturas ósseas que eram muito incomuns para um dinossauro normal. O corpo era coberto por caroços duros, os braços eram muito franzinos, com até quatro dedos fundidos e desprovidos de garra, o pescoço era anormalmente longo, o crânio era relativamente pequeno, curto e alto, com mandíbulas em forma de caixa, e seus olhos eram voltados para frente, e bem desenvolvidos, por sinal.

Por ter pernas longas e proporcionalmente poderosas, dotadas de um músculo chamado caudofemoralis, um longo tendão que se destacava entre os registros fósseis de dinossauros, um corpo esbelto e leve, e uma cauda de contrapeso, o Carnotauro alcançava altas velocidades sem problemas, ultrapassando a faixa de 55 km/h, o que era ótimo para seu tamanho, em vista de que os velozes raptores corriam em média 60 km/h. Imagine um carnívoro Sendo bem rápido e com uma visão ampla binocular, consequentemente noção de profundidade, ele seria bem preciso em suas investidas, tanto em capturar suas presas em plena perseguição, quanto em combate, nem o mais rápido dos herbívoros escaparia de seus ataques. Sua mordida era relativamente fraca para seu tamanho, no entanto, com no mínimo 300 kg de pressão, e compensando isso com velocidade de corrida e de mordida, o Carnotauro tinha maestria em caçadas rápidas, alvejando herbívoros rápidos e desprotegidos. Mas não dispensaria saurópodes de porte médio, um grupo pequeno poderia ser o suficiente para abater um. Ainda sim, é o tipo de terópode que brilharia com o máximo de potencial, contra herbívoros mais fracos, estes que normalmente eram aptos para fugir, assim, o Carnotauro não teria com o que se preocupar referente a sua força de combate, que seria superior a de pequenos herbívoros, somente precisaria atender os requisitos de velocidade, e nisto, ele era realmente impressionante, tanto no deslocamento quanto no fator bote rápido. É um dos dinossauros que o ser humano mais deveria temer, se eles não fossem extintos e fossem deparados de repente, pois seriam zero chances de fuga, ou de defesa. Até um carnívoro "pouco armado" como o Carnotauro seria um grande terror nos dias de hoje, superando qualquer predador terrestre contemporâneo.



Informações do dinossauro

Nome: Carnotauro.
Nome científico: Carnotaurus sastrei.
Tamanho: 8 metros de comprimento e 3 metros de altura.
Peso: Mais de 1 tonelada.
Local: América do Sul.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Carnívora.
Grupo: Terópode.
Família: Abelisauridae.






Fonte: Blog do Rárisson http://sodinossauros.blogspot.com/

13 comentários:

  1. post legal, vc já leu o livro O mundo perdido, do Michael Crichton, no livro o Carnotaurus tem a habilidade de se camuflar como um camaleão.
    Pena q não botaram ele em nenhum jurassic park

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ele foi modificado geneticamente com DNA anfíbio, seria interessante essa capacidade na vida real.

      Excluir
  2. Nunca li esse livro. Os únicos livros que li que tinha o Carnotauro é um lá que esqueci o nome. E no JP eu vi uma imagem de um Carnotauro mas era só um desenho.

    ResponderExcluir
  3. Eu li uma vez que o predador em dinossauro seria o T-Rex mas colocaram o Carnotauro como predador porque ele era pouco conhecido e eu achei legal isso pois gosto dele

    ResponderExcluir
  4. Amo o Carnotauro, Espinossauro, V-rex, Indominus rex, Alossauro, Velocirapitor e o Megaraptor!
    Antes de fazerem qualquer pergunta eu sou especialista em dinossauros!
    Os marinhos eu gosto do Liopleurodon, Megalodonte, Mossasauro e alguns outros que esqueci o nome!
    Amo dinossauros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo dinossauros tsmtam

      Excluir
    2. Não colocaram no filme do Jurassic park, mas ele é o vilão de um filme da Disney chamado "Dinossauro" pena que é pouco conhecido

      Excluir
    3. nao existem dinossauros marinhos sao na verdade repteis marinhos e tambem nao existem dinossauro voadores sao so repteis ok. so pra avizar

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, normalmente não me pronuncio, mas trechos como "Mas isso não impede o Carnotauro de ser um predador também hahahahahahaha" me fazem questionar no minimo o nível de especulação do autor.

    ResponderExcluir
  7. o megalodonte e um tubarão . eu tambem gosto dele

    ResponderExcluir