sábado, 18 de dezembro de 2010

Carcharodontossauro


























































O Carcharodontossauro, cujo nome significa "Réptil com dentes de tubarão".

O Carcharodontossauro recebeu esse nome por causa do tamanho de seus dentes que eram bem grandes tendo cerca de 15 centímetros e porque eles eram diferentes dos dentes de outros carnívoros, sendo que eles não perfuravam a carne de sua vítima, e sim cortava e rasgava. Mas a mordida era muito forte tendo mais força que 3x a força da mordida de um crocodilo atual. E esse nome não é muito adequado, porque o Carcharodontossauro não tinha nada á ver com tubarão a não ser a semelhança nos dentes (tendo uma mordida superior).

Antigamente, o Carcharodontossauro era conhecido apenas por fragmentos de ossos, mas recentemente foram descobertos mais fósseis do animal que indicam ser o Carcharodontossauro, um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiram, sendo maior até que o famoso Tiranossauro Rex provavelmente.

Um dos rivais do Carcharodontossauro na época, era o Espinossauro. Eles brigavam por causa de comida, enquanto caçavam enormes saurópodes como o Aegyptossauro por exemplo. Mas o mais poderoso dos 2 predadores era o Carcharodontossauro.

Há 90 milhões de anos atrás, esse enorme animal era um dos dinossauros mais amedrontadores que vagavam pela paisagem pré-histórica. Ele era o terror. Tinha a pele manchada, de cor meio amarelada, que servia como camuflagem na luz filtrada pelas árvores, quando ele aguardava a hora certa para atacar. Então, ele se atirava sobre a presa com sua boca enorme e a matava sem dificuldades.

O Carcharodontossauro não era muito veloz, sua velocidade superava 49km/h e ás vezes podia alcançar presas facilemente, mas ele podia fazer emboscadas também. Quando tocaiava sua presa ele a engolia inteira. Seu pescoço era forte o bastante para girar sua enorme cabeça.

O Carcharodontossauro tinha uma inteligência um tanto limitada: Seu cérebro assemelhava-se com o do Giganotossauro, um carnívoro muito parecido. Mas eles deviam ser bem inteligentes devido ao tamanho de seu crânio, mas o problema poderia ser o espaço por causa do comprimento do crânio. O crânio desses 2 terópodes são um pouco compridos. Embora seu comportamento social ainda não tenha sido devidamente estudado, estima-se que este carnívoro era solitário, caçando presas sempre menores do que ele. Mas ele sendo muito poderoso, podia sim caçar saurópodes. Mas ás vezes poderia ter alguns probleminhas com seus rivais. Contudo, provavelmente casais dessa espécie se juntassem para cuidar de suas crias.

Nas fotos exibidas ali em cima, você pode ver o Carcharodontossauro sozinho, na outra 2 Carcharodontossauros, e na terceira ele lutando contra um de seus rivais, o Espinossauro; O Carcharodontossauro disputando uma batalha com um Espinossauro para caçar um saurópode chamado Aegyptossauro; O Carcharodontossauro ameaçando matar um Deltadormeus; Um bando de Carcharodontossauros caçando um grupo de saurópodes e outras 2 fotos de Carcharodontossauro que não preciso explicar.



Informações do dinossauro.


Nome: Carcharodontossauro.

Nome científico: Carcharodontosaurus Saharicus.

Tamanho: Cerca de 15 metros de comprimento e 6,50 ( ou 5,8 até 6m) de altura.

Peso: Cerca de 9 toneladas.

Local: América do Norte e África.

Época: Período Cretáceo.

Família: Carcharodontosauridae.


Fonte: AVPH e Wikipédia.

Um comentário:

  1. O carcha e meu 2 dino favorito....Apesar do carcha te um tamanho "colossal" 6.50 metros de altura e muita coisa ele tinha 5.80 de altura...(ou 6 talvez)

    ResponderExcluir