sábado, 18 de dezembro de 2010

Carcharodontossauro (DESATUALIZADO)




O Carcharodontossauro, cujo nome significa "Réptil com dentes de tubarão", recebeu esse nome por causa do tamanho de seus dentes, que mesmo não tendo o mesmo formato que os  de um tubarão, eram notavelmente grandes para si, com 17 centímetros de comprimento, projetados para rasgar carne, em conjunto com as mandíbulas, que cobriam uma grande área de mordida e eram poderosas, com três vezes a força de um crocodilo atual, para caçar saurópodes e disputar contra predadores locais.

Antigamente, o Carcharodontossauro era conhecido apenas por fragmentos de ossos, mas recentemente foram descobertos mais fósseis do animal que indicam que ele foi um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiram, rivalizando com o Giganotossauro e o Tiranossauro Rex, com 12 a 13 metros de comprimento e 4 a 5 metros de altura.


Viveu há mais de 90 milhões de anos atrás, no Cretáceo, e deixou sua marca por onde habitou, sendo um carnívoro bem poderoso. Ele conviva com predadores de peso, tais como o Espinossauro, um possível rival, provavelmente tenha esbarrado com algum grande crocodilo pré-histórico, como o Sarcosuchus, possivelmente confrontou o Bahariassauro e Deltadromeus, e caçava saurópodes como o Aegyptossauro. Além da mordida brutal, todo o corpo era bem forte, típico de um carcharodontossaurídeo, seu corpo era mais esbelto, ossos e musculatura, que o do seu primo Giganotossauro, isso o tornava menos robusto, porém, mais ágil e rápido, provavelmente alcançando algo perto de 49 km/h.

Acredita-se que ele tinha pele manchada, de cor meio amarelada, que servia como camuflagem na luz filtrada pelas árvores, quando ele aguardava a hora certa para atacar. Então, ele se atirava sobre a presa com sua boca enorme e a matava sem dificuldades.

Embora seu comportamento social ainda não tenha sido devidamente estudado, estima-se que este carnívoro era solitário, contudo, provavelmente casais dessa espécie se juntavam para cuidar de suas crias.



Informações do dinossauro.

Nome: Carcharodontossauro.
Nome científico: Carcharodontosaurus saharicus.
Tamanho: Cerca de 13 metros de comprimento e 4 a 5 metros de altura.
Peso: Cerca de 7 toneladas.
Local: África.
Época: Período Cretáceo.
Grupo: Terópode
Família: Carcharodontosauridae.


Fonte: AVPH e Wikipédia.

2 comentários:

  1. O carcha e meu 2 dino favorito....Apesar do carcha te um tamanho "colossal" 6.50 metros de altura e muita coisa ele tinha 5.80 de altura...(ou 6 talvez)

    ResponderExcluir
  2. os dentes do carcharodontossauro serviam pra serrilhar e cortar,mais os dentes dele não servem pra quebrar ossos como os do tiranossauro rex,se o t.rex mordesse o pescoço do carcharodontossauro,o carcharodontossauro quebraria uns 2 ou 8 ossos do pescoço

    ResponderExcluir