sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Puertassauro



Este é um dos maiores dinossauros que já caminharam sobre a Terra, um dos achados que se foi tão discutido (seja entre especialistas da área ou aqueles que consomem conteúdo - como eu você?!) que levantaram hipóteses de ter sido o maior saurópode já existido, o que de certa forma, não é novidade para gêneros de dinossauro pertencente à família dos Titanossauros. Ele rivalizava em tamanho com espécies como Argentinossauro, Patagotitan, Bruhathkayossauro, Dreadnougthus, entre outros.

Um detalhe que alimentou isso foi a vértebra cervical, que media 1,2 de comprimento por 1,4 de largura, e uma primeira vértebra das costas medindo 1,7 por um metro, sendo a princípio, duas peças que superaram em tamanho as partes similares do Argentinossauro, o considerado atualmente como maior saurópode de que se tem conhecimento.

Entre elas, foram encontradas quatro vértebras de pescoço, do dorso e da cauda, sendo estes os restos mais austrais descobertos no continente da América. Por se tratar de poucos fósseis, levaram 5 anos de estudos comparativos após a descoberta, para identificar uma nova espécie. A expedição responsável pelos achados foi chefiada por Fernando Novas, financiada pela americana National Geographic Society e pelas organizações científicas do governo argentino Conicet e Agência Nacional de Promoção Científica. O local foi o monte Los Homos, perto do Lago Viedna, em La Leona, na província de Santa Cruz nos Andes patagônios, cerca 2800 km ao sul de Buenos Aires e seus descobridores foram Pablo Puerta e Santiago Reuil, feito realizado em 2001 e o nome do animal foi em homenagem a eles. 

Muitos estudos foram realizados em cima do saurópode, mesmo após sua identificação e nomeação, seu tamanho nunca foi comprovado com exatidão. A primeira estimativa foi atribuída por Fernando Novas, com 35 a 40 metros de comprimento e um peso especulativo de 80 a 100 toneladas, cálculos comuns para outros Titanossaurídeos deste porte. Mais recentemente, Gregory S. Paul publicou uma estimativa um pouco menor e bem menos massiva, com 30 metros de comprimento e 50 toneladas, enquanto Scott Hartman foi mais modesto com o comprimento e mais generoso com a massa, respectivamente 27 metros de comprimento e uma variável de 60 a 70 toneladas de peso. Logo após a descoberta do Patagotitan, o provável maior rival do Argentinossauro pelo título de maior saurópode, em 2017, a estimativa foi atualizada para 32,7 metros e 56 toneladas, por Henrique Paes.




É importante comparar os fragmentos, hipotéticas fisionomias e estimativas para com seus semelhantes para entender melhor como provavelmente o dinossauro devia se parecer e que dimensões atingiria. Um meio interessante, mas impossível para mim de se afirmar com o quão preciso é o método, é utilizar de operações aritméticas das estimativas reunidas para se aproximar mais de uma média. Imagens artísticas representam o Puertassauro como um verdadeiro colosso, e fotos comparativas de tamanho sugerem medidas enormes que beiram os picos de volume e massa que um indivíduo deveria chegar. Baseado no que sabemos, muito provavelmente o animal excederia com facilidade os 30 metros de comprimento, o que o põe em pé de igualdade com outros gêneros da Titanosauridae, mas dificilmente passaria de 35 metros, e não teria como descartar alcances de quase 40 metros, visto que pelo menos dois de seus parentes já estão na cola desta faixa. O seu peso médio poderia beirar as 60 toneladas, uma especulação convincente para um saurópode tão grande.




Sua altura seria o quesito mais difícil de se especular, devido a posição do pescoço, contudo, da mesma forma que outros concorrentes, seus ombros variavam entre 6 a 7 metros de altura do chão, o que prova como era corpulento e é interessante ver que a maioria de suas representações artísticas o desenham com o pescoço voltado para a diagonal, erguido, com mais frequência que outros saurópodes de sua família, mesmo que seja mais característico dos Brachisauridae, o pescoço notavelmente voltado para o alto. Com um baita pescoço, caso se erguesse, este rivalizaria com os maiores herbívoros em ambos os quesitos, estando próximo do patamar de diversos nomes de peso. 

O Puertassauro era realmente impressionante, pois acreditava-se os anos de maior esplendor de dinossauros gigantes e diversificados, estariam por volta de 90 a 100 milhões de anos atrás, se for levar em consideração que o mais comum era de fósseis de animais do final do Cretáceo serem muito menores, entretanto, o Puertassauro veio para demonstrar que a linhagem de saurópodes descomunais perdurou até o final da era, com este dinossauro, um notório exemplar que viveu há transcorridos 70 milhões de anos.




Nome: Puertassauro
Nome Científico: Puertasaurus reuili.
Tamanho: Mais de 30 metros de comprimento e de 6 a 7 metros na altura dos quadris.
Peso: Mais de 56 toneladas.
Local: América do Sul
Época: Período Cretáceo Superior.
Alimentação: Herbívora
Família: Titanosauridae

Nenhum comentário:

Postar um comentário