sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Puertassauro

O Puertassauro reuili cujo nome é em homenagem a seus descobridores Pablo Puerta e Santiago Reuil. Foi um grande dinossauro herbívoro e quadrúpede, que viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atrás, no  final do período Cretáceo (Cretáceo Superior), pouco antes da extinção dos dinossauros que ocorreu há 65 milhões de anos atrás.
Segundo algumas descobertas, acredita-se que por seu grande tamanho de 40 metros de comprimento e 20 metros de altura (quase do tamanho de um Argentinossauro), sua era era de maior diversidade e tamanho, o que demonstra o porquê desse enorme animal sobreviver até o fim da era.
Ao julgar pelo seu enorme tamanho, que rivalizaria com o de outros saurópodes como Argentinossauro, Ultrassauro, Seismossauro, Amphicoelias e Sauroposeidon, assim como seu peso de 100 toneladas, e a forma de seu esqueleto, o Puertassauro provavelmente foi um dos dinossauros mais poderosos, rivalizando com outros enormes saurópodes até mesmo em força, pois para suportar seu grande peso, ele teria que ser forte, mas em compensação, meio lento como o resto.
O paleontólogo Fernando Novas chefiou a expedição que encontrou os restos fósseis, financiada pela americana National Geographic Society e pelas organizações científicas do governo argentino Conicet e Agência Nacional de Promoção Científica e fazer os estudos comparativos que levaram a determinar que se tratava de uma espécie desconhecida, e levou 5 anos.
Foram encontrados 4 vértebras de pescoço, do dorso e da cauda, sendo estes os restos mais austrais descobertos em toda a América. A descoberta ocorreu em 2001 no monte Los Hornos, perto do lago Viedma, em La Leona, na província de Santa Cruz nos Andes patagônios, 2800 km ao sul de Buenos Aires. 
A vértebra cervical encontrada mede 1,20 metro de comprimento por 1,40 de largura e uma primeira vértebra das costas tem 1,70 metros por 1 metro. A princípio, as duas superam em tamanho as peças similiares do Argentinossauro, sendo considerado um dos maiores animais terrestres que já existiram.

Nome: Puertassauro
Nome Científico: Puertasaurus reuili.
Tamanho: 40 metros de comprimento e 20 metros de altura.
Peso: Cerca de 100 toneladas.
Local: América do Sul
Época: Período Cretáceo Superior.
Alimentação: Herbívora.
Família: Titanosauridae

Nenhum comentário:

Postar um comentário