sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Puertassauro



Este é um dos maiores dinossauros que já caminharam sobre a Terra, um dos achados que se foi tão discutido (seja entre especialistas da área ou aqueles que consomem conteúdo - como eu você?!) que levantaram hipóteses de ter sido o maior saurópode já existido, o que de certa forma, não é novidade para gêneros de dinossauro pertencente à família dos Titanossauros. Ele rivalizava em tamanho com espécies como Argentinossauro, Patagotitan, Bruhathkayossauro, Dreadnougthus, entre outros.

Um detalhe que alimentou isso foi a vértebra cervical, que media 1,2 de comprimento por 1,4 de largura, e uma primeira vértebra das costas medindo 1,7 por um metro, sendo a princípio, duas peças que superaram em tamanho as partes similares do Argentinossauro, o considerado atualmente como maior saurópode de que se tem conhecimento.

Entre elas, foram encontradas quatro vértebras de pescoço, do dorso e da cauda, sendo estes os restos mais austrais descobertos no continente da América. Por se tratar de poucos fósseis, levaram 5 anos de estudos comparativos após a descoberta, para identificar uma nova espécie. A expedição responsável pelos achados foi chefiada por Fernando Novas, financiada pela americana National Geographic Society e pelas organizações científicas do governo argentino Conicet e Agência Nacional de Promoção Científica. O local foi o monte Los Homos, perto do Lago Viedna, em La Leona, na província de Santa Cruz nos Andes patagônios, cerca 2800 km ao sul de Buenos Aires e seus descobridores foram Pablo Puerta e Santiago Reuil, feito realizado em 2001 e o nome do animal foi em homenagem a eles. 

Muitos estudos foram realizados em cima do saurópode, mesmo após sua identificação e nomeação, seu tamanho nunca foi comprovado com exatidão. A primeira estimativa foi atribuída por Fernando Novas, com 35 a 40 metros de comprimento e um peso especulativo de 80 a 100 toneladas, cálculos comuns para outros Titanossaurídeos deste porte. Mais recentemente, Gregory S. Paul publicou uma estimativa um pouco menor e bem menos massiva, com 30 metros de comprimento e 50 toneladas, enquanto Scott Hartman foi mais modesto com o comprimento e mais generoso com a massa, respectivamente 27 metros de comprimento e uma variável de 60 a 70 toneladas de peso. Logo após a descoberta do Patagotitan, o provável maior rival do Argentinossauro pelo título de maior saurópode, em 2017, a estimativa foi atualizada para 32,7 metros e 56 toneladas, por Henrique Paes.




É importante comparar os fragmentos, hipotéticas fisionomias e estimativas para com seus semelhantes para entender melhor como provavelmente o dinossauro devia se parecer e que dimensões atingiria. Um meio interessante, mas impossível para mim de se afirmar com o quão preciso é o método, é utilizar de operações aritméticas das estimativas reunidas para se aproximar mais de uma média. Imagens artísticas representam o Puertassauro como um verdadeiro colosso, e fotos comparativas de tamanho sugerem medidas enormes que beiram os picos de volume e massa que um indivíduo deveria chegar. Baseado no que sabemos, muito provavelmente o animal excederia com facilidade os 30 metros de comprimento, o que o põe em pé de igualdade com outros gêneros da Titanosauridae, mas dificilmente passaria de 35 metros, e não teria como descartar alcances de quase 40 metros, visto que pelo menos dois de seus parentes já estão na cola desta faixa. O seu peso médio poderia beirar as 60 toneladas, uma especulação convincente para um saurópode tão grande.




Sua altura seria o quesito mais difícil de se especular, devido a posição do pescoço, contudo, da mesma forma que outros concorrentes, seus ombros variavam entre 6 a 7 metros de altura do chão, o que prova como era corpulento e é interessante ver que a maioria de suas representações artísticas o desenham com o pescoço voltado para a diagonal, erguido, com mais frequência que outros saurópodes de sua família, mesmo que seja mais característico dos Brachisauridae, o pescoço notavelmente voltado para o alto. Com um baita pescoço, caso se erguesse, este rivalizaria com os maiores herbívoros em ambos os quesitos, estando próximo do patamar de diversos nomes de peso. 

O Puertassauro era realmente impressionante, pois acreditava-se os anos de maior esplendor de dinossauros gigantes e diversificados, estariam por volta de 90 a 100 milhões de anos atrás, se for levar em consideração que o mais comum era de fósseis de animais do final do Cretáceo serem muito menores, entretanto, o Puertassauro veio para demonstrar que a linhagem de saurópodes descomunais perdurou até o final da era, com este dinossauro, um notório exemplar que viveu há transcorridos 70 milhões de anos.




Nome: Puertassauro
Nome Científico: Puertasaurus reuili.
Tamanho: Mais de 30 metros de comprimento e de 6 a 7 metros na altura dos quadris.
Peso: Mais de 56 toneladas.
Local: América do Sul
Época: Período Cretáceo Superior.
Alimentação: Herbívora
Família: Titanosauridae

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Alectrossauro (DESATUALIZADO)

O Alectrossauro foi um dinossauro que viveu no final do período Cretácio, e pertencia à família dos Tiranossauros. Viveu há aproximadamente 70 a 75 milhões de anos, no Campaniano e Mastrichtiano, onde hoje é a Ásia Central. O Alectrossauro era um carnívoro bípede com uma forma de corpo muito parecida com a de seu parente mais próximo, o Tiranossauro, apesar de ser muito mais pequeno, medindo 6 metros de comprimento e 3 metros de altura, pesando aproximadamente 500 kg. O nome "Alectrossauro", vem do grego "lagarto solitário". No momento de sua descoberta, era diferente de qualquer outro carnívoro asiático conhecido.
Sua primeira descoberta foi de um membro traseiro, descoberto na Formação Iren Dabasu, na região da Mongólia. A idade geológica desta formação não é clara. Estima-se que data-se de há aproximadamente 83 a 74 milhões de anos, no Cretáceo Superior.
Alguns paleontólogos consideram o Alectrossauros como uma espécie de Albertossauro (espécie que viveu na América do Norte, no final do período Cretáceo).

Dados do Dinossauro: 
Nome: Alectrossauro 
Nome Científico: Alectrosaurus olseni 
Época: Cretáceo, entre 90 à 70 milhões de anos atrás 
Local onde viveu: Ásia, China e Mongólia 
Peso: até 1,5 tonelada 
Tamanho: de 5 a 6 m de comprimento e 4 m de altura 
Alimentação: Carnívora

domingo, 11 de novembro de 2012

Concavenator (DESATUALIZADO)

O Concavenator foi uma espécie de Terópode bípede que viveu há 130 milhões de anos atrás no início do período Cretáceo (Cretáceo Superior.
Ele media cerca de 4-6 metros de comprimento e tinha características únicas.
Ele possuía duas vértebras extremamente altas na frente dos quadris que formam uma crista de altura, mas estreita e pontiaguda (possivelmente apoiar uma corcova) nas costas do dinossauro. A função delas não são totalmente confirmadas, porém as especulações são que podiam servir como "monitores visuais" ou reguladores térmicos.
No membro anterior foi encontrados estruturas homólogas, vestígios de penas.
Reino: Animalia.
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Carcharodontosauridae
Gênero: Concavenator
Espécie: Concavenator Corvatus

sábado, 16 de abril de 2011

Rhabdodonte (DESATUALIZADO)







Olá galera! Hoje eu vou falar sobre o Rhabdodonte.






O Rhabdodonte, cujo nome significa "Dente em forma de bastão". O Rhabdodonte foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu no período Cretáceo há milhões de anos atrás. Ele media em torno de 4,50m de comprimento e 2 metros de altura e pesava cerca de 450kg. O Rhabdodonte viveu na Europa e seus fósseis foram encontrados na Áustria, na França, Romênia e Espanha. A nomeação oficial do Rhabdodonte ocorreu em 1869. Existiram 2 espécies de Rhabdodontes:



Rhabdodon priscus;


Rhabdodon septimanicus;




Na foto postada você pode ver um desenho do Rhabdodonte. Fiquem pra próxima.





Informações do dinossauro


Nome: Rhabdodonte.

Nome cientifico: Rhabdodon priscus e Rhabdodon septimanicus.

Tamanho: 4,50m e 2 metros de altura.

Peso: 450kg.

Local: Europa, Áustria, França, Romênia e Espanha.

Época: Período Cretáceo.

Alimentação: Herbívora.

Família: Rhabdodontidae.




Fonte: Wikipédia.



Basilosaurus (DESATUALIZADO)


Olá pessoal! Hoje eu vou falar sobre o Basilosaurus.

O Basilosaurus, cujo nome significa "Rei lagarto". O Basilosaurus foi uma enorme baleia pré-histórica que viveu entre 34 e 39 milhões de anos atrás e media cerca de 18 metros de comprimento e pesava mais de 60 toneladas. Um antigo parente dos Golfinhos e das Baleias atuais. Os seus primeiros restos fossilizados foram descobertos nos Estados Unidos, em Louisiana, e pensava-se terem pertencido a uma espécie de monstro marinho réptiliano, daí o sufixo "Saurus" (Que significa "Lagarto"). Fósseis de duas das espécies foram encontrados no Egipto e Paquistão. O Basilosaurus apresentava um elevado grau de alongamento em comparação com as baleias atuais; este alongamento "Anormal" é o que fez com que os cientistas supesessem que o Basilosaurus nadava se propulsionando com movimentos ondulantes de todo o seu corpo e não apenas com movimentos caudais, como nos Cetáceos atuais. O Basilosaurus também possuia ainda vestígios de patas traseiras. Existiram 3 espécies de Basilosaurus:

Basilosaurus cetoides;

Basilosaurus drazindai;

Basilosaurus isis

Na foto postada você pode ver um Basilosaurus. Fiquem pra próxima.


Informações do dinossauro

Informações da baleia

Nome: Basilosaurus.

Nome cientifico: Basilosaurus cetoides, Basilosaurus drazindai e Basilosaurus isis.

Tamanho: 18 metros de comprimento.

Peso: Cerca de 60 toneladas.

Local: América do Norte, Egito e Paquistão.

Época: Período eocene.

Alimentação: Carnívora.

Família: Basilosauridae.


Fonte: Wikipédia.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Camarassauro (DESATUALIZADO)




Oi pessoal! Hoje eu vou falar sobre o Camarassauro. O Camarassauro cujo nome significa "Lagarto câmara", pois possuía câmaras nas vértebras para reduzir seu peso, já que era bem pesado. O Camarassauro foi um grande dinossauro herbívoro e quadrúpede, que viveu no período Jurássico na América do Norte, embora existem fortes vestígios de que também tenha vivido na Európa. Mesmo sendo grande, o Camarassauro era sempre caçado por predadores como o Alossauro e o Ceratossauro. Mas era preciso um bando de 2 a 4 terópodes para pegar um saurópode como o Camarassauro já que ele era bem forte podendo usar suas patas com garras ou então o rabo-chicote. O Camarassauro media cerca de 15 metros de comprimento e 12 metros de altura e o seu peso era de 20 toneladas. Durante o período Jurássico, ouve muitas mudanças no tempo, as árvores daquela época eram enormes podendo atingir até 40 metros de altura. Mas havia árvores menores. Mesmo sendo grande, o Camarassauro precisava se levantar sobre 2 patas e comer as folhas lá no alto. Existiram várias espécies de Camarassauro como C. grandis, C. lentus, C. lewise, etc. As outras duas espécies acredita-se pertencer ao gênero ainda não foram oficializadas. Nas fotos ali você pode ver o Camarassauro kkkkkk. Fica pra próxima.

Informações do dinossauro:

Nome: Camarassauro.

Nome cientifico: Camarasaurus supremos, Camarasaurus grandis, Camarasaurus lentos, Camarasaurus alenguerensis e Camarasaurus lewise.

Tamanho: 15 metros de comprimento e 12 metros de altura.

Peso: Cerca de 20 toneladas.

Local: América do Norte e Európa.

Época: Período Jurássico.

Alimentação: Herbívora.

Família: Camarasauridae.

Fontes: Wikipédia e AVPH.

Stegoceras (DESATUALIZADO)







Olá pessoal! Hoje eu vou falar sobre o Stegoceras. O Stegoceras, cujo nome significa "Chifre coberto". Ele recebeu esse nome por causa do formato de seu crânio. O Stegoceras foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu no final no período Cretáceo. Ele media em torno de 1,80m de comprimento e 1 metro de altura e pesava 50kg e era muito parecido com o Paquicefalossauro. O Stegoceras tinha quase o mesmo tamanho do Stygimoloch ou podia ser até do mesmo tamanho. O Stegoceras foi descoberto no América do Norte, tendo sido oficialmente nomeado em 1902. Na primeira foto ali você pode ver o Stegoceras se alimentando, na segunda eu não sei e na terceira e última, aparece o tamanho do Stegoceras perto de um homem. Fica pra próxima.

Informações do dinossauro

Nome: Stegoceras.

Nome cientifico: Stegoceras Validum.

Tamanho: 1,80m de comprimento e 1 metro de altura.

Peso: 50kg.

Local: América do Norte.

Época: Período Cretáceo.

Alimentação: Herbívora.

Família: Pachycephalosauridae.


Fonte: Wikipédia.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Aucassauro (DESATUALIZADO)


Olá galera, hoje eu falar sobre o Aucassauro. O Aucassauro cujo nome tem origem no idioma Mapuche, onde Auca Mahuida é o local onde foi encontrado, significando "Lagarto de Auca" e "Garridoi" em homenagem a seu descobridor, o geólogo Alberto Garrido. O Aucassauro viveu há aproximadamente 78 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos arredores do vulcão Auca Mahuida na cidade de Neuquén na Argentina. Seus fósseis foram descobertos no Subgrupo Rio Colorado na Formação Anacleto, sendo descritos em 1999 baseados em um dos mais completos esqueletos de Abelissaurídeos já descobertos e atualmente estão depositados no museu Carmén Funes em Plaza Huincul. O Aucassauro é um dinossauro terópode e bípede de porte médio, que é recem-descoberto se comparado a outros como o Tiranossauro. Diferente do T-Rex, o Aucassauro é bem ágil e possui braços ainda mais atrofiados que o do tal. Seus braços são atrofiados, mas não chegaram a vencer os pequeninos braços do Carnotauro. O Aucassauro podia até ter vivido na Argentina, mas ele dava passeios em territórios brasileiros. Acredita-se que evoluiu do Tarascossauro, que viveu na Európa. O Tarascossauro e o Aucassauro são muito parecidos. A diferença é que o Tarascossauro é um pouco mais gordo ou talvez não. Os Aucassauros machos comiam os filhotes no caso de falta de alimento. Os Aucassauros formavam pequenos grupos em que conviviam machos e fêmeas geralmente em casais. Eles comiam espécies de Titanosaurus que viviam naquele lugar. Acredita-se que os machos possuíam cores avermelhadas sobre seu rosto e fossem cinzas. E quanto ás fêmeas eram totalmente cinzas. Na foto ali você pode ver um Aucassauro kkkkkk.

Informações do dinossauro

Nome: Aucassauro.

Nome cientifico: Aucasaurus Garridoi.

Tamanho: 9 metros de comprimento e a sua altura não se sabe ao certo mas como a maioria dos terópodes médios de 9 metros de comprimento, o Aucassauro devia ter 3 metros de altura.

Peso: Cerca de 1.500kg.

Local: Argentina.

Época: Período Cretáceo.

Alimentação: Carnívora.

Família: Abelisauridae.


Fontes: Wikipédia e AVPH.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Iguanodonte (DESATUALIZADO)


O Iguanodonte, cujo nome significa "Dente de iguana". O Iguanodonte foi um enorme dinossauro herbívoro e bípede, que viveu de 132 milhões a 100 milhões de anos atrás no início do Período Cretáceo Inferior. O Iguanodonte media 10 metros de comprimento e 5 metros de altura e pesava cerca de 5 toneladas. O Iguanodonte tinha a cabeça larga como a de um cavalo, o bico córneo do Iguanodonte era semelhante ao bico da tartaruga. O Iguanodonte tinha grande distribuição geográfica e acredita-se que em seu tempo fossse dos dinossauros mais numerosos a vagar pelo mundo. Foram encontrados ossos desse dinossauro na Inglaterra, na Alemanha, na Espanha, na Bélgica, na China e na América do Norte. O Iguanodonte foi descoberto em 1822 por Gideon Mantell, cujo o nome foi atribuído ao neótipo do género, que foi uma das primeiras espécies de dinossauro a ser encontrado. O Iguanodonte tinha um enorme polegar pontuto em forma de espora na sua mão, que servia para se defender de outros dinossauros carnívoros. E os braços dele eram fortes para arrancar folhas e galhos das árvores. E as unhas do pé das mãos tinhan um formato de casco, o que leva crer que esse animal se locomovia sobre duas ou quatro patas. Mas só 4 dedos das mãos eram parecidos com cascos. Quando se erguia sobre as patas traseiras, alcançava uma altura considerável, o que lhe servia de vantagem na luta com os adversários. Existem diversas espéicies de Iguanodonte, sendo as três mais importantes: Iguanodon Mantelli ( O primeiro dinossauro a ser encontrado ); Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis ( As duas últimas foram encontradas em uma mina da Bélgica. )

Informações do dinossauro

Nome: Iguanodonte.

Nome científico: Iguanodon Mantelli, Iguanodon Bernissartensis e Iguanodon Artherfieldensis.

Tamanho: 10 metros de comprimento e 5 metros de altura.

Peso: Cerca de 5 toneladas.

Local: América do Norte, China, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Espanha.

Época: Período Cretáceo.

Alimentação: Herbívora.

Família: Iguanodontidae.
Fontes: Wikipedia e AVPH.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dinossauros (DESATUALIZADO)











Assunto: Oi pessoal! Hoje eu vou falar sobre o nome "Dinossauros". O significado, a origem, os grupos, famílias, subordem, etc.

Significado do nome: O nome "Dinossauro" significa "Lagarto terrível". Esse nome foi batizado a muito tempo atrás. Mas este nome não é muito adequeado, porque os dinossauros, na verdade não eram muito parecidos com os lagartos, e eles não eram assim tão terríveis.

A origem do nome: A palavra "Dinossauro" foi inventada em 1842 pelo professor Richard Owen, um estudioso de fósseis na Inglaterra. Ele descobriu que alguns dos maiores fósseis partenciam a um grupo de animais sem nome. Então batizou-os de dinossauros, que significa "Lagartos terríveis".

Tempo de vida dos dinossauros: Os dinossauros viveram há milhões de anos atrás. Eles conseguiram dominar o planeta terra por 160 milhões de anos. Os dinossauros viveram na era Mesozóica que se dividiam em 3 perídos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. O Período Triássico é o mais antigo da era Mesozóica que começou de 230 milhões e terminou a 195 milhões de anos atrás. Nessa época, os continentes da terra eram todos juntos formando um só chamado, Pangéia. Os primeiros seres, eram as plantas, os mamíferos, os lagartos, insetos e as bactérias. Logo depois os dinossauros surgiram. No período Jurássico o continente se devidiu em 2 partes formando 2 continentes, a Laurásia e a Gondwana. O Período Jurássico ocorreu de 195 milhões até 135 milhões de anos atrás. O último é o Cretáceo, que se iniciou há 135 milhões e terminou há 65 milhões de anos atrás. Nessa época, os continentes se dividiram e outras partes formando os que conhecemos hoje. As primeiras plantas com flores surgiram no Cretáceo. Foi nessa mesma época em que os dinossauros morreram.

A extinção dos dinossauros: Há 65 milhões de anos atrás, os dinossauros morreram. Há muitas teorias sobre o que aconteceu. Eu vou falar quais são, mas primeiro as absurdas:

Teorias falsas:

Câncer de pele: Muitos cientistas pensam que devido aos raios ultra violetas os dinossauros ficaram com câncer na pele e morreram. Mas como isso aconteceu se o clima ia mudando? Além disso existiam dinossauros capazes de resistir a tiros de Bazooka. Então é claro que muitos iriam resistir.

Catarata: Acredita-se que alguma coisa aconteceu que fez os dinossauros ficarem com catarata, isso fez com que os dinossauros caissem de abismos. Isso sem cometários.

Burrice: Os dinossauros morreram por não ser inteligentes. Isso é bem ridículo. Muitos dinossauros tinham crânios de formatos diferentes e cérebros de tamanhos diferentes. Muitos eram inteligentes. Se os dinossauros dominaram a terra por 160 milhões de anos sendo burros, imaginam inteligentes?!

Teorias verdadeiras:

Mudanças no clima: Dinossauros podem ter morrido por muitas mudanças no clima fazendo uns morrer de frio e outros de calor..

Maremotos: Poderiam ter ocorrido vários maremotos que são ondas gigantes. Esses maremotos poderiam ter afogado muitos dinossauros que não sabiam nadar.

Erupções vulcânicas: Muitos vulcões entraram em erupção soltando bastante lava. A lava ia derretendo tudo que tocava e ela poderia ter feito isso com os dinossauros.

Terremotos: Podem ter havido vários terremotos no mundo matando os dinossauros. Terremoto é quando o chão racha e se quebra. O chão deveria ter quebrado e os dinossauros caído em abismos e morrido com a queda.

Doenças: Muitos dinossauros poderiam ter desenvolvido doenças contagiosas matando todo mundo. Caso um pega, ele contamina qualquer um e é isso que deveria ter acontecido.

Fome: Alguma coisa poderia der feito que com uma camada surgiria e se espalhasse pela atmosfera tampando a luz do sol. Sem luz as plantas morreriam, depois os herbívoros e depois os carnívoros até não restar ninguém.

Meteoro: Essa é a teoria mais aceita, pois no Golfo do México, havia uma cratéra gigantesca feita por um meteoro. O meteoro pode ter caído e exterminado todo mundo.

Mas acho que todas as teorias verdadeiras estejam certas. Juntando tudo, pode-se saber o que realmente aconteceu, olha o que aconteceu: Há 65 milhões de anos atrás, um meteoro gigante de 9-13km de diâmetro aproximou-se da terra. Ele deveria ter sido atraído por algo. O meteoro caiu no Golfo do México e fez uma explosão equivalente a 1 milhão de bombas atômicas. Quando o meteoro explodiu, ele espalhou muitos outros. Depois a explosão causou maremoto afogando muitos dinossauros que não sabiam nadar. Depois, terremotos levaram os dinossauros ao um abismo. Logo após os vulcões ficaram irritados com tudo isso e entrou em erupção derretendo as coisas. O clima mudou e matou mais outros. Por causa disso dinossauros pegaram doenças e foram contaminando um ao outro e eles morreram. Devido as erupções vulcânicas, e o meteoro, uma camada se espalhou e ficou parada em torno da terra por anos bloqueando a luz do sol. Sem luz, as plantas acabaram morrendo. Depois os herbívoros morreram sem ter o que comer e eles morreram. Depois os carnívoros também morreram de fome. E aí eles desapareceram. Numa escala de 0 à 100. Acho que o meteoro matou 30%, o maremoto matou 5%, terremoto deve ter matado mais 5%, erupção vulcanica 5%, clima deve ter matado 10%, doenças deve ter matado 20% e a fome 25%. Eu acho. Depois disso tudo, 64 milhões de anos depois, quem surgiu foi o famoso homem das cavernas. Ele não viveu junto com os dinossauros. Se não os dinossauros iriam matar eles. E mesmo que os homens das cavernas tenham sobrevivido aos dinossauros não iria sobreviver a extinção. Se os homens das cavernas morressem, nós não existiríamos, pois os homens das cavernas foram evoluindo até aqui.

Reprodução dos dinossauros: Existem pessoas que pensam que os dinossauros bebês nascem na barriga da mãe como os mamíferos. Mas na verdade, os dinossauros bêbes nasciam em ovos. Existem pessoas que também pensam isso como eu pro exemplo. Eu vou falar como eles se reproduziam:

Um dinossauro fêmea e um dinossauro macho acasalam. Depois de algum tempo, o macho cava um buraco e ali a fêmea coloca os seus ovos. Logo após macho e fêmea colocam folhas e galhos secos para produzirem muito calor. Os filhotes nascem. Ao em vez da fêmea dar leite para eles, o que é impossível é claro, ela fica vigiando o ninho, e o macho traz alimento para eles. Se os filhotes forem carnívoros, o macho pegará carne, mas se o filhote for herbívoro, ele pegará plantas, mas se os filhotes forem onívoros, acho que o macho pegará carne e planta. É assim que funciona. Mas nem todos os dinossauros faziam ninhos.

Tipos de dinossauro: Existiram vários tipos de dinossauros. Muitos deles eram caracterizados por espinhos, barbatanas, chifres, garras, dentes afiados, couraça, cristas, etc.

Espécies de dinossauro: Como no mundo animal, no mundo pré-histórico, para separar cada espécie, também há grupos, famílias, subordens, filos etc. No mundo dos dinossauros, quem vem primeiro é os grupos depois as famílias e vai indo. Os grupos são de 9 ou 10 tipos. Todos eles incluem herbívoros, exeto um que é de carnívoros. Vamos ver quais grupos são:

Anquilossauros

Ceratópsídeos

Estegossauros

Nodossauros

Ornitópodes

Paquicefalossauros

Prossaurópodes

Proceratópsídeos

Saurópodes

Terópodes

O grupo "Anquilossauros" é composto de dinossauros encouraçados como o Anquilossauro, Saichinia, Gastônia, Euplocéfalo, Pinacossauro, Tarchia etc. Já o grupo "Ceratópsídeos" é composto de dinossauros com chifres como o Triceratops, Torossauro, Anchiceratops, Zuniceratops, Kosmoceratops, Avaceratops, etc. Já o grupo "Estegossauros" é composto de dinossauros com placas ósseas como o Estegossauro, Kentrossauro, etc. Já o grupo "Nodossauros" é composto de dinossauros esquisitos como o Nodossauro, Minmi etc. O grupo "Ornitópodes" é composto de dinossauros "Bico-de-pato" como o Parassaurolofo, Coritossauro, Maiasaura, Edmontossauro, Saurolofo, Tenontossauro etc. O grupo "Paquicefalossauros" é composto de dinossauros de cristas duras como o Paquicefalossauro, Stygimolch, etc. O grupo "Prossaurópodes" é composto de dinossauros como o Plateossauro, Melanorossaro etc. O grupo "Proceratópsídeos" é composto de outros dinossauros como o Protoceratops, etc. O grupo "Saurópodes" é composto de dinossauros de pescoço comprido como o Braquiossauro, Patagossauro, Diplodoco, Argentinossauro, Seismossauro, Sauróposeidon, Mussauro, Titanossauro, Amargassauro, Pelorossauro, Ultrassauro, Apatossauro, Camarassauro, Amazonssauro, Shunossauro, Puertassauro, Amphicoelias, Gondwanatitan, Antarctossauro, Paralititan, Mamenquiossauro etc. O grupo "Terópodes" é composto de dinossauros carnívoros como o Tiranossauro Rex, Velociraptor, Utahraptor, Megaraptor, Gigantoraptor, Deinonychus, Estauricossauro, Coelurus, Giganotossauro, Carcharodontossauro, Espinossauro, Mapussauro, Tyrannotitan, Compsoganto, Ceratossauro, Proceratossauro, Procompsognato, Carnotauro, Chilantaisaurus, Kaijangosaurus, Metriacanthosaurus, Alossauro, Albertossauro, Daspletossauro, Tarbossauro, Nanotirano, Barinonix, Suchomimo, Irritator, Angaturama, Cristatusaurus, Siamossauro, Herrerassauro, Galimimo, Coelophisis, Eoraptor, Oviraptor, Microraptor, Dromeossauro etc. E também tem várias famílias como:

Spinosauridae

Tyrannosauridae

Carcharodontosauridae

Brachiosauridae

Diplodocidae

Titanosauridae

Dromaeosauridae

Abelisauridae

Allosauridae

Camarasauridae

etc.

Subordens são dados do dinossauro.

Nas primeira foto postada, você pode ver a cabeça de um T-Rex. Na segunda, você pode ver 2 T-Rex acasalando. Na terceira foto, um T-Rex macho levando alimento para os filhotes. Na quarta foto, um Alossauro alimentando os filhotes. Na quinta foto, uma tabela sobre a era Mesozóica. Na sexta foto, uma escala do tamanho dos dinossauros. Na sétima foto, o meteoro que caiu na terra há 65 milhões de anos atrás. Na oitava foto, os dinossauros morrendo nas erupções vulcanicas. Na nona foto, um Dilofossauro olhando o meteoro chegar. E na décima e última foto, o tamanho dos terópodes. Uma escala do tamanho deles. Eu fiz a montagem. Vocês podem ver meu nome ali. Pronto. Já falei tudo.

Fontes: AVPH, You Tube, blog Tempo Dos dinossauros http://tempodosdinossauros.blogpsot.com/ livros e meu conhecimento. Meu conhecimento é 50%, AVPH é 30%, You Tube é 5%, blog tempo dos dinossauros 15%.