quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Kosmoceratops





























O Kosmoceratops foi um dinossauro herbívoro e quadrupede que viveu há aproximadamente 77 milhões atrás durante o período Cretáceo. Ele foi encontrado em Utah, nos EUA, há um tempo atrás. O Kosmoceratops possuía cerca de 15 chifres na cabeça. É um recorde. Os cientistas americanos descobriram o fóssil do Ceratópsídeo na quarta-feira. Os paleontólogos descobriam também, um dinossauro chamado Utahceratops, um dinossauro com 5 chifres em sue crânio de dois metros de altura largura. Não são muitos chifres mas também não são poucos. Além do Kosmoceratops e o Utahceratops, Tinha um outro dinossauro com bastante chifres. Ele era o Estiracossauro com cerca de 6 à 8 chifres. Ele era um dinossauro de tamanho médio com 2,50 de altura e 5,50 de comprimento. Para saber mais sobre ele diz nos ocmentários dessa postagem que quer ele nas próximas postagens que eu posto ele aqui.

O tamanho do corpo desses dinossauros, parentes do conhecido Triceratops, ficava mais ou menos entre o de um elefante e um rinoceronte.

O curador do museu de História Natural de Utah, Scott Sampson, afirmou que a maioria dos chifres do Kosmoceratops, provavelmente não eram usados como armas, mas sim como adornos para atrair companheiros do sexo oposto. Já que muitos de seus chifres eram pequenos e suas posições eram inúteis numa luta, então esses animais poderiam usar para exibição. Esses animais também poderiam usar alguns de seus chifres como armas já que eram espécies chifrudas e seus chifres eram fortes e afiados. Espécies chifrudas foram encontradas no Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, no sul do estado americano de Utah.

Scott Sampsom disse que atualmente, dinossauros com chifres estão entra os fósseis mais cobiçados por paleontólogos.

Em 2004, eram conhecidas apenas 15 espécies chifrudas. Hoje, praticamente o número dobrou.

Ao todo, são conhecidos entre 800 e 850 espécies de dinossauro, mas acredita-se que na época Mesozoica este número ficasse na casa dos milhares. Nas fotos você pode ver o crânio do Kosmoceraotps. Se você comparar com as outras fotos, tu perceberá que um dos chifres do crânio estava quebrado, o que explica que ele deve ter lutado. E deve ser um super predador que fez isto. Mas se fosse o T-Rex apareceria mais evidências desse ataque. Além disso o Kosmocertops o e o T-Rex nunca chegarão a se encontrar também porque eles viveram em lugares diferentes e em tempos diferentes. Em outras fotos você pode ver o Utahceraotps e o Kosmoceratops. E outras você pode ver as estruturas do corpo do Kosmoceratops. E em outras eu nem preciso falar.
Informações do dinossauro
Nome: Kosmoceratops.
Nome cientifico: Desconhecido.
Tamanho: Não está definido. A espécie é meio desconhecida. Porém sabemos que seu tamanho é entre um elefante e um rinoceronte.
Peso: Desconhecido.
Local: Utah, EUA.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Herbívora.
Família: Desconhecido.
Fonte: BBC.














Nenhum comentário:

Postar um comentário